
A AiDH, em parceria com a Universidade Positivo, lança o seu livro digital "Dicionário de Termos Ambientais e Climáticos".
Trata-se de dicionário de termos ambientais e climáticos formado a partir de seleção de normas legislativas e administrativas nacionais e internacionais – ratificadas pelo Brasil – e que dizem respeito a questões florestais, mudanças climáticas e assuntos correlatos.
O objetivo da publicação é facilitar o acesso ao vasto mundo dos termos jurídico-florestais e permitir, assim, consulta rápida e acessível a quem necessita transitar por esta área, que permeia a multidisciplinariedade da ciência florestal e se socorre de termos utilizados por outras ciências.
Este trabalho é resultado de pesquisa realizada por Andrelize Guaita Di Lascio Parchen; Caroline Cavagnari Tramujas; Nilton Ribeiro de Souza; Rodrigo Jacob Cavagnari; Silvio Rodrigues dos Santos Junior; Thiago Tibinka Neuwert, discentes do Mestrado Profissional em Direito, da Universidade Positivo, em Curitiba/PR, na Disciplina Sistema de Justiça e Responsividade, sob a coordenação da Professora Dra. Maria Tereza Uille Gomes.
Clique aqui e confira o Dicionário de Termos Ambientais e Climáticos.
A Agenda 2030 (PNUD) é o resultado do compromisso firmado pelos 193 Estados-membro da ONU, o qual estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que foram subdivididos em 169 Metas de Desenvolvimento Sustentável. Todas as metas foram pactuadas com intuito de promover proteção e fomento de políticas de Direitos Humanos por parte dos países membros das Nações Unidas.
Em igual sentido, a Revisão Periódica Universal – RPU, criada pela Resolução n. 60/251, em 15/03/2006, pela Assembleia Geral da ONU, é o instrumento que examina o grau de efetivação e cooperação das obrigações relativas a Direitos Humanos nos países, a fim de salvaguardar a sua continua promoção. No ano de 2017, por meio da RPU, a ONU publicou relatório sobre o Brasil, que realizou 246 recomendações ao país no intuito de expandir e consolidar a aplicação de políticas de Direitos Humanos.
Nesse contexto, a AiDH, a pedido do CNJ e buscando contribuir ao favorecimento de práticas de Direitos Humanos no Brasil, bem como no intuito de criar ferramentas que propiciem pesquisas nessa temática, identificou a necessidade de promover a devida correlação entre os ODS e as recomendações da RPU. Desta forma, criou-se o Portal Interativo – ODS x RPU, onde se permite identificar a correlação das recomendações às respectivas ODS. A ferramenta possibilita a realização de buscas tanto por meio de ODS quanto de RPU’s, propiciando, inclusive, classificação da temática de pesquisa mediante filtros relativos a áreas, dimensões, temas e países que realizaram as recomendações ao Brasil. O portal viabiliza, ainda, a extração de relatório das buscas realizadas.
Leia mais...

A AiDH editará livro sobre direitos humanos aos refugiados. Pretende-se abordar o tema em duas perspectivas distintas: a primeira delas responderá perguntas comuns dos refugiados, orientando-os a buscar ajudas e orientações; a segunda será dirigida às autoridades públicas que mantém contato com refugiados. Para tanto, a AiDH conta com a experiência e conhecimento de Amr Houdaifa. Durante o processo de elaboração do livro, a AiDH compartilhará histórias de vida que dão cor e visibilidade ao problema que está ao lado de todos nós. Nesta primeira entrevista conhecemos mais o colaborador Amr Houdaifa, que está no Brasil desde 2015 e foi o primeiro refugiado a obter título de mestre na UFPR. Formado em Direito e jornalismo, ele nos conta um pouco mais da sua trajetória e da sua percepção de mundo. Ao fim também compartilhamos materiais produzidos e entrevistas já concedidas por ele.
Leia mais...

Com patrocínio da Itaipu e apoio do Conselho Econômico de Desenvolvimento Social, vinculado ao Governo do Estado do Paraná e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, a AiDH publicou recente caderno com o objetivo de fomentar o planejamento de políticas públicas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Saiba aqui o que são e quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Acesse o Caderno aqui.
Os cadernos serão distribuídos em todos os municípios do Estado do Paraná e visam promover oficinas e fóruns temáticos com setores estratégicos para planejamento de políticas públicas em prol da consolidação das metas pactuadas junto às Nações Unidas.