Relatório Final: Projeto Peabiru

Com o intuito de implementar os projetos de extensão propostos, a Universidade Positivo, sob a coordenação de suas professoras Maria Tereza Uille Gomes e Clarissa Bueno Wandscheer, selecionou o Município de Peabiru/PR para a execução do Projeto Agenda 2030. A escolha de Peabiru foi motivada por diversos fatores, especialmente pela origem indígena de seu nome e pela maneira como o município inovou ao adotar a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Projeto tem como ponto de partida a Agenda 2030 com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase especial no ODS 13, que trata da ação contra a mudança climática global. Quanto à conclusão do Projeto, esta será definida no decorrer da pesquisa, por meio das experiências compartilhadas pela Universidade Positivo e do diálogo estabelecido com a comunidade local e as autoridades públicas de Peabiru/PR.

Essa iniciativa contou com a participação de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Positivo, integrando suas grades curriculares, sendo coordenada e orientada, em conjunto, pelas professoras Maria Tereza Uille Gomes e Clarissa Bueno Wandscheer, com o apoio da CPJUS, representada pela Professora Olívia e sua equipe.

Este relatório sintetiza os resultados alcançados pelos projetos de extensão realizados ao longo do ano de 2021, incluindo o Projeto Empreendedor Caminhos de Peabiru e Empreender em Peabiru, bem como a Pesquisa e Meio Ambiente, que abordou o diagnóstico da situação atual dos resíduos urbanos e propôs alternativas para sua coleta e tratamento, e a Pesquisa e Sociedade, que investigou os obstáculos de acesso à renda no Município de Peabiru.

Acesse aqui o Relatório Final: Projeto Peabiru.